Grupos de Pesquisa de Política Educacional: análise da opinião de líderes

Autores

  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.03

Resumo

O artigo apresenta uma análise de 70 questionários online respondidos por líderes de Grupos de Pesquisa de Política Educacional, de grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGPB/CNPq). O referencial teórico foi estruturado a partir de conceitos da teoria de Bourdieu e, também, nas noções de comunidades epistêmicas e comunidades de práticas. Concluiu-se que: a) há um consenso que os Grupos de Pesquisa são fundamentais no processo de formação de pesquisadores; b) as principais dificuldades referem-se à falta de tempo para os estudantes participarem em todas as atividades do grupo, ausência de financiamento e falta de infraestrutura; c) os Grupos de Pesquisa necessitam ser mais valorizados nas universidades e pelos órgãos de fomento; e d) há necessidade da realização de mais pesquisas, principalmente voltadas à análise da estrutura e do funcionamento de grupos na grande área de Ciências Humanas e Sociais e também da área de Educação. 

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

É Licenciado em Pedagogia (UEPG, 1988), Mestre em Educação (Unicamp, 1995), Doutor em Educação pelo Institute of Education/University of London (2004). É professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Editor da revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. É Presidente da Comissão de Ética em pesquisa da ANPEd.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos