Grupos de Pesquisa de Política Educacional: análise da opinião de líderes
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.03Resumo
O artigo apresenta uma análise de 70 questionários online respondidos por líderes de Grupos de Pesquisa de Política Educacional, de grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGPB/CNPq). O referencial teórico foi estruturado a partir de conceitos da teoria de Bourdieu e, também, nas noções de comunidades epistêmicas e comunidades de práticas. Concluiu-se que: a) há um consenso que os Grupos de Pesquisa são fundamentais no processo de formação de pesquisadores; b) as principais dificuldades referem-se à falta de tempo para os estudantes participarem em todas as atividades do grupo, ausência de financiamento e falta de infraestrutura; c) os Grupos de Pesquisa necessitam ser mais valorizados nas universidades e pelos órgãos de fomento; e d) há necessidade da realização de mais pesquisas, principalmente voltadas à análise da estrutura e do funcionamento de grupos na grande área de Ciências Humanas e Sociais e também da área de Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.