Para seu próprio bem: educação e castigo na obra de Alice Miller

Autores

  • Roseli Zanon Brasil Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP https://orcid.org/0000-0001-8093-0846
  • Romualdo Dias Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.12

Palavras-chave:

Psicanálise; Educação; Maus tratos.

Resumo

Este texto é fruto de pesquisa bibliográfica na qual assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica sobre a pedagogia e sobre a escola. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Roseli Zanon Brasil, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' - UNESP/Campus Rio Claro.Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Editora Nacional - FAENAC (2008). Especializaçãoem Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Aperfeiçoamento em Psicanálise, Infânciae Educação pelo Lab. de Estudos e Pesq. Psicanalíticas e Educ. sobre a Infância IP/FEUSP (2004) eAperfeiçoamento Ensino Religioso Escolar pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1999). Graduaçãoem Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduação em Psicologia (Bacharelado eLicenciatura) pela Universidade Metodista de São Paulo (1987) e Formação de Psicólogo pela UniversidadeMetodista de São Paulo (1988).

Romualdo Dias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

Possui Licenciatura em Filosofia (1979) e Pedagogia (1980) pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João Del Rei, Mestrado em Educação (1986) pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência (1993) pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Fez pós-doutorado em Ciência Política, na Universidade Complutense de Madri (2014-2015). Atualmente é Professor Assistente Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Líder do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação", formalmente registrado no CNPQ. Membro do Conselho do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - RJ. Professor visitante na Universidade de Bolonha - Itália, no segundo semestre de 2016. Assessor pedagógico do Common Action Fórum, em Madri - Espanha. Tem experiência na área de Filosofia e Psicanálise, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de subjetivação, subjetividade, corpo e organização comunitária.

 

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Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos