Para seu próprio bem: educação e castigo na obra de Alice Miller
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.12Palavras-chave:
Psicanálise; Educação; Maus tratos.Resumo
Este texto é fruto de pesquisa bibliográfica na qual assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica sobre a pedagogia e sobre a escola. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.
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