Professores iniciantes e professores ingressantes: demandas formativas dos inscritos em um programa híbrido de mentoria
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.04Palavras-chave:
Programa de indução; Início de carreira; Educação básicaResumo
O artigo analisa resultados de uma pesquisa-intervenção que estuda as contribuições e os limites de um Programa Híbrido de Mentoria (PHM) para o desenvolvimento profissional de professores experientes e iniciantes. Elege como foco de análise as demandas formativas dos 199 professores iniciantes e ingressantes que se inscreveram no PHM entre 2018-2020. Tem como aportes teóricos: Reali, Tancredi e Mizukami (2008; 2010), Cruz, Farias e Habold (2020), Garcia (1999), Vaughan, Cleveland-Innes e Garrison (2013). Os achados revelaram que as demandas formativas se aproximam, com forte ênfase na sala de aula, às práticas pedagógicas e à troca de experiências. Porém, para os iniciantes estão mais diretamente atreladas ao contexto da sala de aula, ao aprender como ensinar, ao saber relacionar teoria e prática, ao conteúdo específico, enquanto para os ingressantes estão direcionadas ao aprimoramento profissional, aos aspectos mais avançados da carreira, que não dizem respeito apenas à sala de aula.
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