Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.37Resumo
O presente texto tematiza a noção de pesquisaformação como modo de viver-pesquisar-narrar-formar que emerge na interface entre as pesquisas narrativas (auto)biográficas em educação, as pesquisas nosdoscom os cotidianos escolares e as concepções-ações de formação humana. Defende a indissociabilidade entre a produção do conhecimento científico e os movimentos de (trans)formação que atravessam os envolvidos na pesquisa. Inicialmente retomamos sentidos da expressão pesquisa-formação, no contexto da corrente das Histórias de Vida em Formação, contextualizamos os desafios da formação e os movimentos vividos no Brasil. A seguir, partilhamos a forma como essa abordagem vem sendo permanentemente reinventada em três grupos de pesquisa apontando para a dimensão instituinte da pesquisaformação, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a inexistência de protocolos fechados, em uma sempre nova aventura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.