Remição de Pena Pela Leitura no Rio de Janeiro: da memória para a memória

Autores

  • Marcos Estevão Gomes Pasche Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.12

Resumo

Dispositivo jurídico recente no Brasil, o Remição de Pena Pela Leitura consiste em atividade educacional executada em espaços de privação de liberdade. Este artigo pretende avaliá-lo em sua realização como projeto de extensão universitária em unidades prisionais do Complexo Penitenciário do Gericinó, na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2018 e 2019. Para isso, serão observados textos que normatizam a leitura como direito de pessoas privadas de liberdade e fatores que destoam do que preveem tais normativas. A principal metodologia adotada é a pesquisa-ação, pois a fonte de análise é uma experiência específica de atuação, sendo também feitas considerações teóricas que situam o presente trabalho na discussão sobre o cárcere como fenômeno social e político. Espera-se contribuir para a construção de um debate em torno do Remição de Pena Pela Leitura, apresentando propostas com vistas ao aperfeiçoamento de sua realização.

Biografia do Autor

Marcos Estevão Gomes Pasche, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel e licenciado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre (UFRJ, 2009) e Doutor (UFRJ, 2014) em Literatura Brasileira. É professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2014.

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Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM PRISÕES