Professor, onde vou usar isso? Ressignificando velhas perguntas em uma sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.27Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir algumas das características de nossa sociedade contemporânea sob a perspectiva teórica da modernidade líquida desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Podemos destacar como características da modernidade líquida, um rompimento radical com as promessas de certeza e controle propostos pela fase sólida da modernidade, a aceleração da velocidade das mudanças sociais e a overdose de informações a que estamos expostos diariamente. Além disso analisaremos alguns dos principais desafios que a modernidade líquida impõe à educação. Com esse objetivo pretende-se partir da pergunta professor, onde vou usar isso? para discutir o papel da educação em nossa sociedade contemporânea. Para isso vamos tentar situar professor, aluno e escola dentro do contexto atual de uma modernidade líquida, tentando assim amadurecer um pouco nossa compreensão sobre os desafios educacionais que vivenciamos tanto na prática docente quanto na formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.