Reflexões sobre alguns problemas em torno do ensino de filosofia nas universidades brasileiras
Palavras-chave:
Ensino de filosofia. USP. Formação universitária.Resumo
Esse texto pretende discutir sobre o ensino de filosofia nas universidades brasileiras. Para tanto, devemos assumir como pressuposto a tese de Paulo Margutti, qual seja, a de que o projeto pedagógico da USP constitui o atual paradigma para os cursos de filosofia no Brasil. Partindo dessa conjuntura, estabelecemos um diálogo crítico com os textos Narcisismo às avessas e a nossa filosofia brasileira (2020) de John Karley de Sousa Aquino e Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia (1998) de Oswaldo Porchat, onde ambos tematizam a filosofia de matriz uspiana e o seu projeto pedagógico. Após uma leitura crítica das principais ideias defendidas por J. K. Aquino e de duas sugestões de Oswaldo Porchat para o ensino de filosofia, concluímos, a partir de Antônio Joaquim Severino, que a formação universitária, nos cursos de filosofia, deve levar em consideração uma tríplice dimensão: científica, profissional e ético-política, o que segundo entendemos, integra alguns elementos da crítica de J. K. Aquino ao paradigma filosófico uspiano e das sugestões pedagógicas de O. Porchat para o ensino de filosofia no Brasil.
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