Reflexões sobre alguns problemas em torno do ensino de filosofia nas universidades brasileiras

Autores/as

  • Felipe Bezerra de Castro Oliveira Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Ensino de filosofia. USP. Formação universitária.

Resumen

Esse texto pretende discutir sobre o ensino de filosofia nas universidades brasileiras. Para tanto, devemos assumir como pressuposto a tese de Paulo Margutti, qual seja, a de que o projeto pedagógico da USP constitui o atual paradigma para os cursos de filosofia no Brasil. Partindo dessa conjuntura, estabelecemos um diálogo crítico com os textos Narcisismo às avessas e a nossa filosofia brasileira (2020) de John Karley de Sousa Aquino e Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia (1998) de Oswaldo Porchat, onde ambos tematizam a filosofia de matriz uspiana e o seu projeto pedagógico. Após uma leitura crítica das principais ideias defendidas por J. K. Aquino e de duas sugestões de Oswaldo Porchat para o ensino de filosofia, concluímos, a partir de Antônio Joaquim Severino, que a formação universitária, nos cursos de filosofia, deve levar em consideração uma tríplice dimensão: científica, profissional e ético-política, o que segundo entendemos, integra alguns elementos da crítica de J. K. Aquino ao paradigma filosófico uspiano e das sugestões pedagógicas de O. Porchat para o ensino de filosofia no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Bezerra de Castro Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em filosofia pela Universidade Federal do Ceará, com linha de pesquisa em Ética e Filosofia Política.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

BEZERRA DE CASTRO OLIVEIRA, F. Reflexões sobre alguns problemas em torno do ensino de filosofia nas universidades brasileiras. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 17, n. 2, p. 49–66, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/22203. Acesso em: 4 may. 2025.