A teologia- jurídica espanhola e a virada ontológica do direito no século XVI: contribuições para o nascimento dos direitos humanos

Autores

  • Célio Juliano Barroso Trindade PPG/FILOSOFIA UNISINOS

Palavras-chave:

Filosofia do direito, filosofia ibérica, filosofia latino Americana

Resumo

Neste trabalho apresentaremos a importância da teologia ibérica no século XVI para o surgimento dos direitos humanos. Tal importância está na contribuição das reflexões teológicas sobre a colonização na América a respeito da escravidão e da guerra justa para a concepção moderna de direito natural e da soberania dos povos. Apresentamos a ideia de que a teologia Ibérica, a partir da segunda escolástica espanhola, também chamada escola Ibérica da Paz, dialogou com a virada do estudo do Direito operado pelo humanismo jurídico que inverte o valor da norma jurídica fundamentando sua validade não mais nas categorias legais e formais do decreto; mas, na ideia de justiça fundamenta nos princípios éticos e na morais compartilhados por uma comunidade. Tal concepção de justiça recebe influência do pensamento de Santo Tomás de Aquino. É a teologia da justiça de Aquino retomada em dialogo com o humanismo que ensejará a contribuição da teologia-jurídica ibérica para o surgimento dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

BARROSO TRINDADE, C. J. A teologia- jurídica espanhola e a virada ontológica do direito no século XVI: contribuições para o nascimento dos direitos humanos. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 3–19, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/17393. Acesso em: 4 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos