Tradução do original "Aristotle's philosophy of mind", de Terence H. Irwin
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2024.202.10Palabras clave:
Mente e corpo. Funcionalismo. Sobre a Alma. Terence Irwin.Resumen
A presente tradução pretende contribuir para o debate em torno da filosofia da mente em Aristóteles e, para tal, buscou-se enriquecer a discussão trazendo para a língua portuguesa o texto de Terence Irwin, autor referência na área, “Aristotle’s theory of mind”. Aristóteles em seu livro Sobre a Alma, traça importantes considerações sobre a mente, já que defende todos os seres vivos têm alma e dentre eles, há um subgrupo que apresenta mente. Mas até que ponto podemos traças paralelos entre os debates da filosofia da mente contemporâneos e as reflexões do assunto feitas por Aristóteles? Nesse sentido, Irwin pretende defender que as visões de Aristóteles sobre alma e corpo podem ser proveitosamente comparadas com as opções familiares dos debates sobre mente e corpo, e que uma comparação cuidadosa permite a conclusão bastante definitiva de que ele aceita uma posição reconhecidamente funcionalista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.