Antropologia pragmática kantiana:
um comentário
Palavras-chave:
Kant. Antropologia. Pragmática. Natureza humana. Cidadão do mundo.Resumo
Kant publicou Antropologia de um ponto de vista pragmático em 1798. O livro baseava-se em palestras que ele havia dado na universidade desde 1772. Kant divide a antropologia em fisiológica e pragmática. No entanto, ele tem a sua antropoplogia como pragmática levando em consideração o ser humano como alguem livre para saber um modo de engendrar algo que permita esclarecer como ele deve fazer de si mesmo. Nessa perspectiva, a Antropologia de um ponto de vista pragmático tem duas partes: 1) parte didática antropológica: a maneira de conhecer tanto o interior quanto o exterior do ser humano, subdividido em seções sobre cognição, estética e ética ; 2) a característica antropológica: a maneira de conhecer o interior do homem pelo exterior, divide-se em o caráter da pessoa, da fisiognomonia, o caráter do sexo, o caráter do povo, o caráter da raça, o caráter da espécie e linhas fundamentais da descrição do caráter da espécie humana. Sendo assim, a Antropologia de um ponto de vista pragmático tem um caráter global e busca conhecer a natureza humana como um todo por meio da concepção de cidadão do mundo. Com isso objetivamos mostrar que a investigação antropológica kantiana visa fornecer um novo conceito de natureza humana, onde os seres humanos não serão definidos por meio da usual ação causal que não tenha ligação com a liberdade. Nesse sentido, a causalidade como liberdade significa uma concepção diferente. Com Isso, procuramos saber se tal aspecto é visto dessa maneira em toda filosofia prática kantiana?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.