Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.15

Resumo

As habilidades sociais (HS) são classes de comportamentos que podem contribuir para a prevenção e redução de problemas de comportamento, bem como para a promoção do desenvolvimento socioemocional. O objetivo deste estudo foi caracterizar os treinamentos de HS em grupo de crianças para seis a 12 anos com desenvolvimento típico e atípico, em publicações nacionais e internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura de publicações de 2009 a 2019, com descritores em português, inglês e espanhol, nas bases de dados SciELO, BVS, PsycInfo, SCOPUS e Web of Science. Foram selecionadas 29 publicações e os resultados indicaram o predomínio de estudos internacionais e com treinamentos para crianças com desenvolvimento típico, realizados por psicólogos, principalmente em contextos escolar e de saúde. Os temas trabalhados nas sessões não variaram em função de diagnósticos clínicos, entretanto a quantidade média de sessões foi maior em intervenções destinadas às crianças com desenvolvimento atípico. Constatou-se a influência do contexto nos programas de intervenção, embora os efeitos dos treinamentos tenham variado conforme o tamanho da amostra, duração, local de ocorrência, método para coletar as informações e medidas usadas para avaliar os resultados. Sugere-se que tais aspectos dos treinamentos sejam analisados considerando-se as variáveis em conjunto.

Biografia do Autor

Isabella Goulart Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, na área Saúde e Desenvolvimento Psicológico, com ênfase em saúde e contextos de desenvolvimento psicológico. Em Formação Plena em Gestalt-terapia pelo Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Experiência no trabalho com saúde mental e Psicologia Clínica com diferentes populações (atuou psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I do município de Timbó - SC e como psicóloga clínica). Tem interesse em temáticas como: desenvolvimento infantil e relações familiares; saúde mental; gestalt-terapia e fenomenologia.

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico, na Linha de Pesquisa: Saúde e contextos de desenvolvimento psicológico.Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC. Integrante do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC/UFSC). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (UFSC), nas Linhas de Pesquisa: Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento; Psicologia e Saúde Coletiva; e Relações Sociais no Atendimento Hospitalar (CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (UFSC), na Linha de Pesquisa: Cuidado parentais e desenvolvimento infantil (CNPq). Membro do GT - Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente - ANPEPP. Possui Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Paraná-UFPR, Mestrado em Psicologia (Área de Concentração: Psicologia e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e Doutorado em Psicologia (Área de Concentração: Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Realizou Estágio de Doutorando - PDEE com bolsa CAPES na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - Portugal nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia Pediátrica. É Especialista em Psicologia Clínica - Conselho Federal de Psicologia - CFP. Atuou como psicóloga clínica em consultório particular, atendendo crianças, adolescentes e famílias. Desenvolve atividades docentes e de pesquisa em Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Avaliação Psicológica, atuando principalmente com os seguintes temas: Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Hospitalização Infantil, Relações no atendimento em Saúde, Psicologia Clínica, Psicopatologias da Infância e Psicoterapia Infantil.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos