Práticas parentais positivas e programas de treinamento parental: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.10Resumo
O objetivo do presente estudo foi caracterizar programas de treinamento de mães e pais, utilizados para a promoção de práticas parentais positivas na primeira infância, especificamente aquelas destinadas a pais de crianças de zero a sete anos de idade, com desenvolvimento típico. Para fins deste trabalho, desenvolvimento típico é compreendido como o padrão geral de desenvolvimento da criança, de acordo com parâmetros esperados para sua faixa etária, incluindo relacionamento, comportamento e aprendizagem escolar. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, com base em artigos empíricos publicados nas bases de dados Web of Science, PsycINFO e BVS, de 2012 a 2017. As bases foram acessadas via Periódicos CAPES?MEC. Utilizaram-se dois descritores indexados em português e inglês: parentalidade (parenting) e treinamento de pais (parent training). Foram localizados ao todo 300 artigos, os quais foram importados para o gerenciador de referências Zotero. Excluíram-se 28 trabalhos que estavam duplicados. Na sequência, procedeu-se à leitura dos títulos e resumos que continham os descritores mencionados e chegou-se a 27 trabalhos. Após leitura e análise do material, oito artigos quantitativos foram considerados. Os resultados apontaram para a ampliação de programas de treinamento para pais em âmbito internacional, abordando a participação maciça feminina nos mesmos. Fatores como melhor?maior condição socioeconômica, escolaridade, idade dos pais?mães indicaram para maior adesão e permanência nos programas de treinamento.
Palavras-chave: parentalidade; treinamento de pais; práticas parentais positivas.Downloads
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