Influências da Psicanálise neofreudiana na psicoterapia de Carl Rogers

Autores

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal da Bahia
  • Emanuel Meireles Vieira Universidade Federal do Pará
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jaqueline de Oliveira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.92.12

Resumo

Este artigo, de cunho ensaístico e histórico, objetiva revisitar didaticamente alguns aspectos presentes no contexto estadunidense de ideias psicanalíticas que influenciaram Carl Rogers, durante a composição da terapia centrada no cliente, nas décadas de 1920 – 1950. Rogers indicou, especificamente, influências das psicanálises neofreudianas de Otto Rank e Karen Horney. Destarte, disserta-se sobre os momentos históricos do surgimento da psicanálise nos EUA. Em seguida, aprofundam-se algumas concepções clínicas de Rank e Horney. Finalmente, demarca-se o que Rogers contatou e apropriou das ideias desses psicanalistas. Conclui-se que Rogers esteve atento aos debates psicoterapêuticos estadunidenses e que estes o ajudaram a compor elementos da terapia centrada no cliente. Apontam-se, finalmente, outras possibilidades de estudos sobre o legado de Rogers.

Palavras-chave: escola neofreudiana, psicologia do self, terapia centrada no cliente.

Biografia do Autor

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia

Docente do Curso de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Emanuel Meireles Vieira, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

Jaqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2016-11-04

Edição

Seção

Artigos