Intervenção psicológica em grupo para pacientes com diagnóstico de Transtorno Bipolar: uma revisão da literatura

Autores

  • Roberta Seles da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Deivid Regis dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.92.08

Resumo

A Psicologia tem oferecido contribuições para aprimorar a intervenção clínica destinada às pessoas com Transtorno Bipolar (TB). O objetivo deste artigo consistiu em realizar uma revisão da literatura acerca de intervenções em grupo realizadas no Brasil voltadas às pessoas com esse diagnóstico. Realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo, Banco de Teses e Dissertações, PsycNet e Pubmed. Os descritores selecionados foram: Transtorno Bipolar e Intervenção; Transtorno Bipolar e Grupo; Transtorno Bipolar e Psicoeducação. Nas bases internacionais, adicionou-se o termo “Brasil” nas combinações mencionadas. Foram recuperados 8 estudos, e o principal tema abordado foi a psicoeducação (PE). A partir da análise dos estudos, identificaram-se informações pertinentes relacionadas a dois aspectos: sessões (quantidade, duração, temática abordada, profissionais responsáveis pela condução do grupo, periodicidade das sessões e do follow-up, a abordagem psicológica de referência e quais tipos de registro foram utilizados), participantes (quantidade total, o sexo e a faixa etária dos mesmos, critérios de inclusão e de exclusão e os instrumentos aplicados). Tal levantamento evidenciou a necessidade de o psicólogo identificar as demandas da população atendida e estabelecer planos de intervenção de acordo com as mesmas, auxiliando pacientes no desenvolvimento de comportamentos que permitam a atuação de modo mais eficaz frente às adversidades relacionadas ao quadro clínico em questão.

Palavras-chave: Transtorno Bipolar, Intervenção psicológica, Psicoeducação.

Biografia do Autor

Roberta Seles da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e mestranda no programa de pós-graduação em Análise do Comportamento na mesma instituição.

Deivid Regis dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e mestrando no programa de pós-graduação em Análise do Comportamento na mesma instituição.

Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina.

Finalizou Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP. Elaborou dissertação e tese na área de Psicologia da Saúde e desenvolveu projeto de pós-doutorado em Psicologia da Saúde na Universidade de Valencia e Jaume I de Castellón - Espanha. Atualmente é Professora Associada nível AC-C junto ao departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e no Programa de Mestrado na Universidade Estadual de Londrina desenvolvendo pesquisas na área de Psicologia Clínica e da Saúde.

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

Artigos