A Psicanálise Vincular e a preparação de crianças para a adoção: uma proposta terapêutica e interdisciplinar

Autores

  • Isabel Cristina Gomes Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP
  • Lidia Levy PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.09

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso da psicoterapiapsicanalítica vincular em um contexto de preparação de crianças parauma adoção. Por meio do relato de um caso, será comentada a utilizaçãodesse referencial no atendimento conjunto a duas irmãs encaminhadas pelajustiça para um serviço-escola, com um duplo propósito: avaliar a inclusãode ambas em uma família adotiva e ajudá-las a elaborar o trauma de devoluçõesanteriores. Concluiu-se que a utilização do enquadre e da escutapsicanalítica na preparação de crianças para a adoção demonstrou sua eficiênciano sentido de oferecer um espaço para a elaboração das angústiasenvolvidas nesse tipo de processo.

Palavras-chave: vínculo fraterno, Psicanálise Vincular, adoção.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Gomes, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP

Profa. Titular do Departamento de Psicologia Clinica do IPUSP

Lidia Levy, PUC-Rio

Profa. Dra. do Departamento de Psicologia.

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Publicado

2015-10-15

Edição

Seção

Artigos