Relato de intervenção precoce: acompanhamento de um bebê com a Síndrome de Prader-Willi

Autores

  • Veronica Aparecida Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Unesp - Bauru
  • Caroline Olsen Rodrigues Apolonio Universidade Federal da Grande Dourados
  • Luciene Antunes Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.02

Resumo

A Síndrome de Prader-Willi (SPW) tem origem genética, caracterizando-se por um quadro de hipotonia e distúrbios endócrinos que resulta em dificuldades motoras, obesidade, déficit cognitivo, hiperfagia e deficiência intelectual. Estudos têm descrito exames físicos e laboratoriais para o diagnóstico. Porém, são poucos os estudos sobre intervenções relatando melhora de qualidade de vida desses indivíduos. O presente estudo descreve um programa de intervenção precoce (PIP) realizado com um bebê com diagnóstico de SPW, aplicado do 4º ao 24º mês. O Inventário Portage Operacionalizado foi utilizado durante o PIP, mostrando-se efetivo para avaliação, planejamento e intervenção. Os resultados apontaram para um desempenho satisfatório em quatro das cinco áreas avaliadas, com necessidade de acompanhamento especializado na área de Linguagem. A boa adesão e responsividade materna mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento do processo. Acompanhamento longitudinal mostrou-se eficiente e apontou para a necessidade de intervenções específicas.

Palavras-chave: educação especial, Síndrome de Prader-Willi, intervenção precoce.

Biografia do Autor

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Especial - UFSCar

Docente do Curso de Psicologia -Graduação e Pós Graduação em Psicologia
Universidade Federal da Grande Dourados

Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento Humano - Educação Especial

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Unesp - Bauru

Livre Docente, Profa. Adjunta do Departamento de Psicologia - Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Faculdade de Ciências da Unesp - Bauru.

Caroline Olsen Rodrigues Apolonio, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas -FCH- Universidade Federal da Grande Dourados

Luciene Antunes Barbosa, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas -FCH- Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2015-11-12

Edição

Seção

Artigos