Transtorno de Ansiedade Social: um estudo de caso

Autores

  • Juliana de Lima Muller Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Clarissa Marceli Trentini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
  • Adriana Mokwa Zanini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
  • Fernanda Machado Lopes Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.07

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Social é o transtorno de ansiedade mais comum e apresenta elevadas taxas de prevalência, com prejuízos funcionais importantes, demandando abordagens terapêuticas de longa duração em casos de maior gravidade. O objetivo do presente estudo é relatar um estudo de caso com intervenção cognitivo-comportamental, sem o uso associado de psicofármacos, em um adulto jovem do sexo masculino com esse diagnóstico. No tratamento, distribuído em avaliação inicial, intervenção, avaliação final e seguimento, foram utilizados critérios diagnósticos do DSM-5 e técnicas cognitivo-comportamentais. Na avaliação inicial, identificaram-se dificuldades em diversas situações sociais, em realizar o trabalho de conclusão de curso de sua faculdade e em buscar oportunidades de trabalho desejadas. Os resultados obtidos na avaliação final e no seguimento de seis meses indicaram melhora considerável das queixas iniciais, redução da ansiedade social, correção de crenças errôneas, desenvolvimento de habilidades sociais, redução de estratégias de segurança e de comportamentos inibitórios. É importante que mais estudos de caso com indivíduos do sexo masculino sejam realizados, possibilitando o melhor entendimento do tratamento de pacientes com Transtorno de Ansiedade Social através de técnicas cognitivas e comportamentais. Uma vez que diversas técnicas vêm sendo indicadas como importantes no tratamento desses pacientes, é essencial considerá-las na prática clínica.

Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social, tratamento, terapia cognitivo- comportamental.

Biografia do Autor

Juliana de Lima Muller, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Durante a graduação teve experiência com pesquisa, principalmente relacionada à Neuropsicologia, e foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET). Realizou o mestrado na área de Neuropsicologia Cognitiva em conjunto com o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fenando Pessoa. Atualmente é doutoranda do Pós Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico da mesma universidade. Também atua no Programa de Transtornos de Ansiedade (PROTAN) e no Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Clarissa Marceli Trentini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Psicologia Clínica: ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é Professor Associado nível I, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Foi chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade nos anos 2008-2011 e Editora Associada da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, área Avaliação Psicológica no período de 2006 a 2009. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-). É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, adaptação e normatização de instrumentos, qualidade de vida, habilidades cognitivas, idosos e avaliação psicológica e neuropsicológica.

Adriana Mokwa Zanini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela UFRGS, pesquisando e lecionando nas áreas de Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Psicologia do Desenvolvimento e Neuropsicologia. Coletando dados para tese de doutorado em uma unidade hospitalar específica para tratamento de Transtornos Relacionados a Substâncias. Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pelo IDG- Instituto de Desenvolvimento Global, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Fernanda Machado Lopes, Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

Psicóloga (PUCRS-2000), Perita Examinadora do Trânsito (FIJO-2001), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (IFP-2004), Mestre (2007-2009) e Doutora (2009-2013) em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS - conceito 7 CAPES), vinculada ao Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências (2013-2014), vinculada ao Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC-UFRGS). Experiência como Psicóloga Organizacional com ênfase em Gestão em Recursos Humanos (2000-2009); como Psicóloga Clínica com ênfase em terapia cognitivo-comportamental (2002-2007), e como Docente (Professora Convidada Especialização UFRGS, 2009-2011; Professora Substituta Graduação UFRGS, 2013; Supervisora e Orientadora no curso de Especialização do IFP, 2009-atual; Professora Curso Drogas CPAD/SENAD, 2012-2014). Atualmente Professora no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA (2014-atual). Áreas de Interesse em Pesquisa: Drogas, Ansiedade e Processos Psicológicos Básicos.

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Publicado

2015-04-13

Edição

Seção

Artigos