Social Anxiety Disorder: A case study

Authors

  • Juliana de Lima Muller Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Clarissa Marceli Trentini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
  • Adriana Mokwa Zanini Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.
  • Fernanda Machado Lopes Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.07

Abstract

Social Anxiety Disorder is the most common anxiety disorder and it shows high prevalence rates, with significant functional impairment, requiring long-term therapeutic approaches in more severe cases. The aim of the present study is to describe a case study with cognitive-behavioral intervention without associated psychotropic treatment on a young adult male with this diagnosis. In the intervention, distributed in initial evaluation, intervention, final evaluation and follow up, DSM-5 diagnostic criteria and cognitive-behavioral techniques were used. In the initial evaluation the psychotherapist identified difficulties in several social situations, difficulties in writing the final paper of his college studies and in seeking desired job opportunities. Results obtained at the final evaluation and at the six months follow up indicated considerable improvement of the initial complaints, reduction of social anxiety, correction of incorrect beliefs, development of social skills and reduction of safety strategies and of inhibitory behaviors. It is important that more case studies with male individuals are carried out, enabling a better understanding of the treatment of patients with Social Anxiety Disorder through cognitive and behavioral techniques. Considering that several techniques have been indicated as important in the treatment of these patients, it is essential to consider them in clinical practice.

Keywords: Social Anxiety Disorder, treatment, cognitive-behavior therapy.

Author Biographies

Juliana de Lima Muller, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Durante a graduação teve experiência com pesquisa, principalmente relacionada à Neuropsicologia, e foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET). Realizou o mestrado na área de Neuropsicologia Cognitiva em conjunto com o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fenando Pessoa. Atualmente é doutoranda do Pós Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico da mesma universidade. Também atua no Programa de Transtornos de Ansiedade (PROTAN) e no Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Clarissa Marceli Trentini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Psicologia Clínica: ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é Professor Associado nível I, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Foi chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade nos anos 2008-2011 e Editora Associada da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, área Avaliação Psicológica no período de 2006 a 2009. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-). É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, adaptação e normatização de instrumentos, qualidade de vida, habilidades cognitivas, idosos e avaliação psicológica e neuropsicológica.

Adriana Mokwa Zanini, Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRGS.

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela UFRGS, pesquisando e lecionando nas áreas de Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Psicologia do Desenvolvimento e Neuropsicologia. Coletando dados para tese de doutorado em uma unidade hospitalar específica para tratamento de Transtornos Relacionados a Substâncias. Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pelo IDG- Instituto de Desenvolvimento Global, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Fernanda Machado Lopes, Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

Psicóloga (PUCRS-2000), Perita Examinadora do Trânsito (FIJO-2001), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (IFP-2004), Mestre (2007-2009) e Doutora (2009-2013) em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS - conceito 7 CAPES), vinculada ao Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências (2013-2014), vinculada ao Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC-UFRGS). Experiência como Psicóloga Organizacional com ênfase em Gestão em Recursos Humanos (2000-2009); como Psicóloga Clínica com ênfase em terapia cognitivo-comportamental (2002-2007), e como Docente (Professora Convidada Especialização UFRGS, 2009-2011; Professora Substituta Graduação UFRGS, 2013; Supervisora e Orientadora no curso de Especialização do IFP, 2009-atual; Professora Curso Drogas CPAD/SENAD, 2012-2014). Atualmente Professora no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA (2014-atual). Áreas de Interesse em Pesquisa: Drogas, Ansiedade e Processos Psicológicos Básicos.

Published

2015-04-13

Issue

Section

Articles