Cooperation clinic: A way for the insurgency and the autonomy

Authors

  • Vanessa Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Batista Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.82.05

Abstract

This article aims at reflecting about the cooperation clinic, intervention strategy based on the theoretical and practical reference from the psychodynamic of work, which aims at mapping the relationship between mental health and work. This is a theoretical-conceptual article, based by the authors’ experience in cooperation clinic. In the beginning, it contextualizes the world of work and the approach of this study. Then the goal is to think over on the discussion space and other important conditions for the realization of this proposal clinic. Clinical cooperation is seen as a way to enhance the workers’ mobilization processes that enable experiences of autonomy and transformation of the work organization. From this perspective, the article seeks to present it as micropolitic intervention strategy.

Keywords: cooperation, labor, mental health.

Author Biographies

Vanessa Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  . Cursando o último ano da Especialização Clínica em Gestalt-terapia, no Instituto Carioca de Gestalt-terapia (ICGT). Membro do  Grupo Trabalho Vivo da UFRJ - Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e Trabalho. Experiência na área de Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho. Atuou como pesquisadora em projetos de intervenção institucional inspirados na Análise Clínica do Trabalho e na Clínica da Cooperação.

João Batista Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Psicologia (UFRGS). Mestrado em Psicologia (UnB). Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Pesquisador do grupo Psicodinâmica e Clínica do Trabalho do CNPq e da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Coordenador do Núcleo Trabalho & Contemporaneidade (UFRJ) e do Grupo Trabalho Vivo - Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e Trabalho. Pesquisador do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB). Experiência na área de Psicologia Clínica e do Trabalho. Pesquisa a articulação entre arte, trabalho e ações coletivas; com ênfase na situação de trabalho, vivências de prazer-sofrimento no trabalho, estratégias de mediação do sofrimento, trabalho de criação e fazer artístico como experiência do trabalho vivo, patologias e adoecimento psíquico, violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária, clínica psicodinâmica do trabalho e suas interfaces interdisciplinares, ações coletivas de mobilização e transformação, e processos de subjetivação. Autor dos livros O doce vermelho das beterrabas (contos, 2006), e dos ensaios Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária (2009) e Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (2011). Artigos publicados nos livros: O sujeito no trabalho: entre a saúde e a patologia (2013), Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (2013), Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas interfaces e casos brasileiros (2011), Violência psicológica e assédio moral no trabalho: pesquisas brasileiras (2008), Diálogos em psicodinâmica do trabalho (2007).

Published

2015-08-24

Issue

Section

Articles