Interseccionalidade e educação antirracista no ensino de português e literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.09Resumo
Este trabalho busca refletir sobre como o racismo articulado ao sexismo afeta a vida de mulheres negras e da sociedade brasileira e como a escola se relaciona com isso, indo ao encontro de uma educação antirracista. Para isso, lançaremos mão das categorias identitárias de gênero e raça, utilizando a noção de interseccionalidade proposta por autoras do feminismo negro. Com base nesses conceitos, apresentamos uma análise de um poema de Elisa Lucinda, a partir da qual discutimos um material didático de português e literatura centrado nesse texto. Pretendemos contribuir para a elaboração de materiais didáticos voltados para a educação étnico-racial e de gênero e para a produção intelectual acadêmica a partir da análise de um poema feito por uma mulher negra e a partir da utilização de referenciais teóricos vinculados e produzidos por autoras feministas negras.
Palavras-chave: educação antirracista e interseccional; material didático; ensino de português e literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.