Interseccionalidade e educação antirracista no ensino de português e literatura

Autores

  • Janaína Vianna da Conceição Universidade de São Tomé e Príncipe
  • Caroline Scheuer Neves University of Cape Town

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.09

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre como o racismo articulado ao sexismo afeta a vida de mulheres negras e da sociedade brasileira e como a escola se relaciona com isso, indo ao encontro de uma educação antirracista. Para isso, lançaremos mão das categorias identitárias de gênero e raça, utilizando a noção de interseccionalidade proposta por autoras do feminismo negro. Com base nesses conceitos, apresentamos uma análise de um poema de Elisa Lucinda, a partir da qual discutimos um material didático de português e literatura centrado nesse texto. Pretendemos contribuir para a elaboração de materiais didáticos voltados para a educação étnico-racial e de gênero e para a produção intelectual acadêmica a partir da análise de um poema feito por uma mulher negra e a partir da utilização de referenciais teóricos vinculados e produzidos por autoras feministas negras.

Palavras-chave: educação antirracista e interseccional; material didático; ensino de português e literatura.

Biografia do Autor

Janaína Vianna da Conceição, Universidade de São Tomé e Príncipe

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Leitora na Universidade de São Tomé e Príncipe (Programa Leitorados - Brasil).

Caroline Scheuer Neves, University of Cape Town

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Leitora na University of Cape Town (Programa Leitorados - Brasil).

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Vianna da Conceição, J., & Scheuer Neves, C. (2020). Interseccionalidade e educação antirracista no ensino de português e literatura. Calidoscópio, 18(1), 162–183. https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.09

Edição

Seção

Artigos