Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo

Autores

  • Marta Rodrigues Agrupamento de Escolas Monte da Lua
  • Carolina Gonçalves Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.FCSH/UNL)
  • Encarnação Silva Instituto Politécnico de Lisboa (CIED)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.02

Resumo

Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição tem na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma intervenção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impacto da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.

Palavras-chave: escrita; dimensão processual da escrita; texto expositivo.

 

Biografia do Autor

Marta Rodrigues, Agrupamento de Escolas Monte da Lua

Agrupamento de Escolas Monte da Lua

Carolina Gonçalves, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.FCSH/UNL)

Encarnação Silva, Instituto Politécnico de Lisboa (CIED)

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (CIED).

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Rodrigues, M., Gonçalves, C., & Silva, E. (2019). Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo. Calidoscópio, 18(1), 20–46. https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.02

Edição

Seção

Artigos