Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.02Resumo
Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição tem na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma intervenção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impacto da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.
Palavras-chave: escrita; dimensão processual da escrita; texto expositivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.