O papel dos frames na organização de dicionários online
Resumo
Este trabalho objetiva demonstrar a pertinência da adoção do conceito de frame enquanto noção organizadora de um dicionário online. A fundamentação teórica apoia-se nos pressupostos da teoria proposta pelo linguista Charles Fillmore, a Semântica de Frames, bem como no referencial teórico da Lexicografia Eletrônica. Os resultados revelam o potencial do conceito de frame para funcionar como princípio de organização de um dicionário online, uma vez que a noção conduz à inclusão de um número considerável de elementos digitais que desempenham um papel central na descrição do significado lexical. A partir disso, concluiu-se que a noção de frame oferece orientações e procedimentos para a obtenção de níveis elevados de identidade digital online.
Palavras-chave: semântica de frames, dicionário online, identidade digital online, lexicografia eletrônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.