As orientações para a escrita e a reescrita de textos em livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamental

Autores

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Prof. Assistente IV do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, RN Estudante de doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.
  • Wanderleya Magna Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar propostas de atividades de escrita e reescrita de textos no livro didático de língua inglesa Time to Share – 9º ano do ensino fundamental, procurando observar sua articulação com propostas de trabalho com a linguagem produzidas, mais recentemente, no domínio dos estudos da linguagem. Como objetivos específicos, temos os seguintes: (i) identificar em que medida as propostas de produção de textos escritos assumem o trabalho com os gêneros discursivos; (ii) verificar que encaminhamentos são dados para essas propostas; (iii) examinar os critérios avaliativos envolvidos/ sugeridos nas atividades de produção escrita; (iv) discutir em que medida o trabalho com a revisão e reescrita do texto pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade escrita do aluno de língua inglesa. Para tanto, fundamentamos nosso trabalho especialmente em pressupostos bakhtinianos sobre linguagem, em discussões acerca do ensino do texto em língua inglesa, de critérios para a avaliação e reescrita de textos e, ainda, de critérios de seleção e uso do livro didático de língua inglesa. Os resultados da análise indicam que o livro didático examinado busca direcionar suas atividades de produção escrita com base nos gêneros discursivos e contemplar alguns aspectos de ordem textual e pragmática implicados na produção e na reescrita de textos, o que aponta, portanto, que, quanto às orientações propostas para a escrita e reescrita de textos, o livro didático em questão sinaliza um diálogo com contribuições dos estudos da linguagem, porém, não preenche plenamente ainda as condições para o desenvolvimento de uma atividade interlocutiva autêntica.

Palavras-chave: produção textual, livro didático, língua inglesa.

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Prof. Assistente IV do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, RN Estudante de doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa.

Wanderleya Magna Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Letras/Língua inglesa e pós-graduada em Curso de Especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus "Profª. Maria Elisa de A Maia" (Campus de Pau dos Ferros). É professora de Inglês e português da rede básica de ensino. Tem interesse em pesquisas que abordam o ensino do texto escrito.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Rocha Bessa, J. C., & Alves, W. M. (2018). As orientações para a escrita e a reescrita de textos em livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamental. Calidoscópio, 16(3), 369–379. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.02