Reformulações da fala afásica no curso da narração no contexto institucional de consulta fonoaudiológica

Autores

  • Lívia Miranda de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Lettícia Morais de Andrade Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A proposta deste artigo consiste em investigar a prática de reformulação no contexto institucional de consulta fonoaudiológica, analisando as características, a organização no turno a turno, as tarefas interacionais e as construções discursivas advindas (alcançadas por meio) dessa prática. O estudo desenvolvido com tal propósito é informado teórica e metodologicamente pelo arcabouço da Análise da Conversa, tendo os dados sido obtidos por meio de gravação em vídeo de uma consulta fonoaudiológica em que estavam presentes terapeutas e um paciente afásico, e, posteriormente, transcritos de acordo com convenções sugeridas pelos analistas da conversa. Ao debruçarmos sobre os dados de fala-em-interação, observamos reformulações (i) do tipo organizadora de tópico, que promoveu sobretudo a manutenção da intersubjetividade; (ii) do tipo coconstrutora de narrativa, que possibilitou a construção de uma narrativa que cumprisse com os critérios referenciais e avaliativos; e (iii) do tipo resumo, que eliciou um breve relato que encerrou a narração. Ademais, as análises corroboraram a tese de Ostermann e Silva (2009), que advoga que, por meio dessa prática, é possível promover humanização do atendimento em saúde.

Palavras-chave: narrativa, reformulação, afasia.

Biografia do Autor

Lívia Miranda de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, atua como professora Adjunto 2 do curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal de Sergipe e desenvolve pesquisas nas perspectivas da Análise de Narrativa, Análise da Conversa e Sociolinguística Interacioanal.

Lettícia Morais de Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Fonoaudiologia na Universidade Federal de Sergipe e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC 2015-2016).

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

de Oliveira, L. M., & de Andrade, L. M. (2016). Reformulações da fala afásica no curso da narração no contexto institucional de consulta fonoaudiológica. Calidoscópio, 14(3), 531–542. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.16