Processamento linguístico-computacional de pacotes lexicais: um estudo de corpus na área de Regulamentação Farmacêutica
Resumo
Este trabalho tem por objetivo demonstrar um aplicativo computacional desenvolvido para a extração de pacotes lexicais de três palavras e apresentar por meio deste as unidades lexicais recorrentes entre documentos de especialidade. O método quantitativo aplicado, em princípio, explora um tipo de texto produzido pelas indústrias do setor farmacêutico, o qual está diretamente relacionado a assuntos regulatórios no âmbito das agências internacionais de vigilância sanitária. No entanto, os procedimentos de análise podem ser adotados para investigar outros aspectos linguísticos dentre a variedade de gêneros e tipos textuais, como também possibilita a identificação de termos. O estudo tem como principal enfoque a frequência de ocorrência dos padrões lexicais em corpus autêntico da língua em uso por meio de ferramentas linguístico-computacionais, em particular nas pesquisas voltadas ao estudo da linguagem em contextos empresariais, e busca multiplicar os trabalhos de Douglas Biber com base na combinação de palavras recorrentes em corpora específicos. O referencial teórico- -metodológico baseia-se na Linguística de Corpus, que é capaz de dialogar, especificamente, com a Linguística Computacional e oferecer meios para o desenvolvimento do aplicativo e ao processamento dos pacotes lexicais. O corpus coletado reúne quinze exemplares do documento escrito na língua inglesa, totalizando cerca de 110 mil palavras, cuja delimitação contempla diferentes localidades do mundo, envolvendo vários autores. Os resultados desvelam a possibilidade de investigação nas divisões internas dos textos mediante o cruzamento entre documentos de uma mesma especialidade.
Palavras-chave: pacotes lexicais, corpus de especialidade, ferramenta linguístico-computacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.