Análise crítica da construção de identidades na prática escrita escolar
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o posicionamento autoral de alunos na construção da prática escrita escolar e observar como ideologias linguísticas, e consequentes apagamentos das realidades sócio-históricas dos discentes, contribuem para a construção de identidades no grupo observado. A arquitetura teórica fundamenta-se na perspectiva sociossemiótica de linguagem de Michael Halliday, com foco no Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White e, em caráter interdisciplinar, estabelece uma interface com o paradigma crítico de análise de discurso, segundo Fairclough e Chouliaraki, bem como com os estudos socioconstrucionistas de Moita Lopes relacionados à construção de identidades. Quatro redações, cujo tema versava sobre a importância da escrita para a inclusão social, foram produzidas por alunos do terceiro ano de uma escola pública do Rio de Janeiro e analisadas a partir de uma metodologia qualitativa de pesquisa. A análise crítica da prática discursiva escolar centrou-se nos elementos avaliativos que constituem os textos e ilustram ideologias linguísticas e apagamentos no processo de reconstrução de identidades sociais, sugerindo que: (i) o estabelecimento e a manutenção de discursos hegemônicos quanto ao valor e uso da língua faz com que significados avaliativo-ideológicos e apagamentos das realidades sócio-históricas dos alunos sejam criados, geralmente, sem questionamentos ou contestações por parte dos autores e (ii) o processo de reconstrução identitária ilustrado nas redações é formado por avaliações que constroem o posicionamento autoral do discente e dão origem à construção de múltiplas identidades, voltadas à importância da escrita para o alcance do sucesso, seja em termos profissionais, pessoais e/ou sociais.
Palavras-chave: prática escrita escolar, análise crítica de discurso, identidade social.
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