Análise crítica da construção de identidades na prática escrita escolar

Autores

  • Adriana Nogueira Nobrega Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Adriana Rodrigues de Abreu Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PUC-Rio) Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o posicionamento autoral de alunos na construção da prática escrita escolar e observar como ideologias linguísticas, e consequentes apagamentos das realidades sócio-históricas dos discentes, contribuem para a construção de identidades no grupo observado. A arquitetura teórica fundamenta-se na perspectiva sociossemiótica de linguagem de Michael Halliday, com foco no Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White e, em caráter interdisciplinar, estabelece uma interface com o paradigma crítico de análise de discurso, segundo Fairclough e Chouliaraki, bem como com os estudos socioconstrucionistas de Moita Lopes relacionados à construção de identidades. Quatro redações, cujo tema versava sobre a importância da escrita para a inclusão social, foram produzidas por alunos do terceiro ano de uma escola pública do Rio de Janeiro e analisadas a partir de uma metodologia qualitativa de pesquisa. A análise crítica da prática discursiva escolar centrou-se nos elementos avaliativos que constituem os textos e ilustram ideologias linguísticas e apagamentos no processo de reconstrução de identidades sociais, sugerindo que: (i) o estabelecimento e a manutenção de discursos hegemônicos quanto ao valor e uso da língua faz com que significados avaliativo-ideológicos e apagamentos das realidades sócio-históricas dos alunos sejam criados, geralmente, sem questionamentos ou contestações por parte dos autores e (ii) o processo de reconstrução identitária ilustrado nas redações é formado por avaliações que constroem o posicionamento autoral do discente e dão origem à construção de múltiplas identidades, voltadas à importância da escrita para o alcance do sucesso, seja em termos profissionais, pessoais e/ou sociais.

Palavras-chave: prática escrita escolar, análise crítica de discurso, identidade social.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira Nobrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Mestre e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2003; 2009), na área de Estudos da Linguagem.  Professora Assistente da PUC-Rio, atua na Graduação em Letras, na área de Língua Inglesa, e no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Suas áreas de interesse compreendem pesquisas em Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, estudos da narrativa e de identidade, análise critica do discurso pedagógico e formação continuada de professores.

Adriana Rodrigues de Abreu, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PUC-Rio) Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Suas áreas de interesse compreendem Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Gêneros Discursivos.

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

Nobrega, A. N., & Abreu, A. R. de. (2015). Análise crítica da construção de identidades na prática escrita escolar. Calidoscópio, 13(2), 251–263. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.11

Edição

Seção

Artigos