A corporificação do gênero textual e os sentidos polissêmicos do texto tatuado no corpo humano: cadernos ambulantes

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí
  • Vanessa Raquel Soares Borges Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Francisco Alves Filho Universidade Federal do Piauí

Resumo

A questão da tatuagem enquanto fenômeno social que se insere na perspectiva do gênero do discurso ganha espaço neste estudo a partir do objetivo de analisar as configurações da tatuagem inscrita no corpo humano, entendendo este como suporte eventual do gênero, buscando identificar as impressões, os significados e os propósitos explícitos e implícitos nessas práticas. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, sob uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados, que foram analisados, principalmente à luz da epistemologia bakhtiniana acerca dos gêneros do discurso, além da discussão sobre a relação entre gênero e suporte textual e as noções sobre a tatuagem nos relevos do corpo humano na contemporaneidade. A pesquisa, realizada em dois estúdios de tatuagem em Teresina (PI), envolvendo cinco interlocutores, sendo dois tatuadores e três tatuados, revelou um significativo índice de recorrência da tatuagem, o que reafirma o caráter dialógico e interacionista desse gênero do discurso, e que para a transmissão de suas mensagens, explícitas ou implícitas, o sujeito tatuado – autor do próprio texto – utiliza-se do corpo como instrumento polissêmico de expressão de ideias e como suporte incidental para uma gramática epidérmica, assumindo a luta pelo enfrentamento de questões de superação de preconceitos, reconhecimento de seu valor artístico-cultural e aceitação social. Esse corpo é utilizado como instrumento do dizer, para expressar seus desejos e anseios por meio da arte. Constitui-se, desse modo, a metáfora do caderno ambulante, em que a pele é transformada em um espaço para a inscrição definitiva de signos linguísticos, por meio de símbolos carregados de valores ideológicos, que movimentam as ações no mundo, e do próprio movimento do corpo físico e material no espaço.

Palavras-chave: gêneros do discurso, tatuagem, corpos polissêmicos.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM).Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Com experiência profissional na rede privada epública de ensino básico e superior. Suas pesquisas recentes concentramseemEducação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização, Letramento,Processos Cognitivos de Leitura e Escrita, Ensino e Aprendizagem da LínguaPortuguesa, Dificuldades de Aprendizagem e Formação Docente. Atualmente é Mestrando em Letras Estudosda Linguagem, pela Universidade Federal doPiauí (UFPI), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Angélica Freire de Carvalho.

Vanessa Raquel Soares Borges, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras/ Português pelaUniversidade Estadual do Piauí (2009) e pós-graduação em Linguística e ensinopela Universidade Estadual do Piauí (2011). Suas pesquisas desenvolvem-se em torno de temas como: Gêneros do discurso, Análise do discurso, Ensino de Língua portuguesa, leitura e escrita e letramento. Atualmente é Mestranda em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal doPiauí (UFPI), sob a orientação da Profa. Dra. em Linguística Maraísa Lopes pelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE-(2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2005). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na UNICAMP (2009-2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, Coordenador do Núcleo de Pesquisa CATAPHORA e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) da UFPI. Além disso, é membro do comitê interno PIBIC/UFPI. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teorias de Texto, Gêneros e Hipertexto.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Lima, F. R., Soares Borges, V. R., & Filho, F. A. (2015). A corporificação do gênero textual e os sentidos polissêmicos do texto tatuado no corpo humano: cadernos ambulantes. Calidoscópio, 13(2), 163–175. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.03

Edição

Seção

Artigos