Da tela ao papel: os gêneros digitais blog e e-mail em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Estamos vivenciando um período histórico no qual as tecnologias digitais ocupam uma posição central. Mais do que nunca, a comunicação humana está pautada na larga utilização dessas tecnologias. Assim, a escola não pode se furtar de propor encaminhamentos didáticos que levem em conta a diversidade de gêneros provenientes da esfera digital, de modo a capacitar os alunos a se engajaram de maneira satisfatória nas mais variadas práticas de letramento. Os gêneros digitais são predominantemente híbridos, hipermidáticos, sendo caracterizados como formas relativamente estáveis que evidenciam o fenômeno dos multiletramentos atualmente tão debatido na agenda educacional. Situando-se no seio dessas questões, propomos neste texto analisar o tratamento conferido aos gêneros digitais em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LP) do ensino médio. Por isso, nosso olhar centra-se sobre três livros didáticos de LP pertencentes a coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e utilizados nas escolas públicas brasileiras. Nesta pesquisa descritivo- -interpretativa, de abordagem prioritariamente qualitativa, chegamos a algumas constatações, quais sejam: (i) os livros analisados exploram principalmente os gêneros considerados prototípicos da esfera digital (o e-mail e o blog) e não atenta para a diversidade de gêneros existentes no cerne dessa esfera; (ii) em algumas passagens dos materiais em estudo, foi possível constatar um tratamento que desconsidera o fato de muitos alunos, ou mesmos docentes, ainda não estarem devidamente preparados para um trabalho mais consistente com esses gêneros.

Palavras-chave: livro didático, gêneros digitais, ensino.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UNiversidade Federal da Paraíba.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Douotora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Silva, F. V. da, & Barbosa, M. do S. M. F. (2015). Da tela ao papel: os gêneros digitais blog e e-mail em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio. Calidoscópio, 13(1), 27–37. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.03

Edição

Seção

Artigos