Dinâmicas de colaboração como prática social de aprendizagem significativa

Autores

  • Elaine Mateus Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles el Kadri Universidade Estadual de Londrina
  • Pricila Gaffuri

Resumo

O objetivo deste texto é discutir sentidos de colaboração que decorrem de experiências vividas no interior de práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e que foram discursivamente representados por atores envolvidos em práxis de ensino colaborativo, no curso de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina. As premissas são as de que aprendizagem significativa se liga à incorporação deliberada de diferente vozes em práxis comum e que a reorganização de práticas sociais tem efeitos tanto nos modos como as práticas são representadas quanto na sua permanência-transformação. Os dados foram coletados ao longo de 2010-2011, em um grupo de 13 participantes. A análise indutiva de conteúdo léxico-semântico gerou três categorias interpretativas, em diálogo com as ideias de Paulo Freire. Os resultados dizem respeito às relações entre aprendizagem de professores/ as e as formas de organização dos contextos de prática de formação.

Palavras-chave: colaboração, ensino colaborativo, práxis, formação de professores/as.

Biografia do Autor

Elaine Mateus, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Língua Inglesa e Mestre  em  Educação  pela mesma Instituição. Tem doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística, na Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem orientando estudos na linha de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras / adicionais e formação de professores/as. Na graduação trabalha com disciplina de Prática de Ensino, com interesse por práticas de ensino colaborativo. Coordena o grupo de pesquisa Aprendizagem sem fronteiras: linguagem, ética e formação de professores e é membro do grupo Linguagem em atividade no contexto escolar. Recentemente, tem publicado sobre o papel de estudos críticos de linguagem no interior da teoria sociocultural e sobre o lugar da pedadogia crítica nos currículos de educação de professores/as.

Michele Salles el Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Professora da UEL e doutoranda em Estudos da Linguagem na UEL com estágio na Griffith University, Australia. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de inglês em escolas públicas, inglês como língua franca e formação de professores - tanto na perspectiva do ensino colaborativo e dialogo cogenerativo quanto na formação de professores no escopo de políticas públicas.

Pricila Gaffuri

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá em 2009 e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina em 2012. Seus interesses de pesquisa se voltam para os estudos de Bakhtin e Vygotsky, enfocando, principalmente, a formação colaborativa de professores de Inglês. Atualmente, trabalha como professora de Inglês em um Instituto de Língua Inglesa.

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Publicado

2014-04-08

Como Citar

Mateus, E., el Kadri, M. S., & Gaffuri, P. (2014). Dinâmicas de colaboração como prática social de aprendizagem significativa. Calidoscópio, 12(1), 64–72. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.07

Edição

Seção

Artigos