Os jeitinhos para se chegar a um acordo

Autores

  • Carolina Scali Abritta UERJ - Faculdade de Formação de Professores
  • Maria do Carmo Leite de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

O jeitinho tem sido descrito, nos estudos antropológicos, como uma prática usual na cultura brasileira para contornar impasses burocráticos e até mesmo legais. Este artigo oferece uma perspectiva interacional sobre essa prática, focando no modo como os mediadores se valem do jeitinho para celebrar um acordo entre reclamante e reclamado em audiências de conciliação envolvendo relações de consumo. À luz das contribuições dos estudos da fala-em-interação, analisamos como o jeitinho é co-construído pelas partes, examinando duas audiências realizadas em órgãos brasileiros de proteção do consumidor. Os resultados apontam que, mesmo no contexto jurídico, o jeitinho emerge como um tipo de ação que ora se aproxima do enquadre da corrupção, ora do favor. 

Palavras-chave: mediação, fala-em-interação, relações de consume, jeitinho.

Biografia do Autor

Carolina Scali Abritta, UERJ - Faculdade de Formação de Professores

Graduada em Direito e Letras, é doutora em Letras pela PUC-Rio e mestre nesta mesma área pela UFJF. Atualmente, é professora adjunta  do departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Maria do Carmo Leite de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Maria do Carmo Leite de Oliveira é doutora em Linguística pela PUC-Rio, com estágios de pesquisa na Universidade de Lisboa. É professora Associada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras da PUC-Rio e dos cursos de Especialização do  IAG- a Escola de Negócios da PUC-Rio. É pesquisadora do CNPq e atua também como membro da equipe de consultoria empresarial do IAG.  Seus interesses de pesquisa envolvem tópicos relacionados à  linguagem e interação em contextos profissionais, com destaque para o contexto empresarial. Sua publicação mais recente é  E-mail messaging in the corporate sector: tensions between technological affordances and rapport management In: Candlin, C. Sarangi, S. (orgs). Handbook of Applied Linguistics: Communication in the Professions and Organizations. Berlin: Mouton de Gruyter . 2011  

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Publicado

2012-08-15

Como Citar

Abritta, C. S., & de Oliveira, M. do C. L. (2012). Os jeitinhos para se chegar a um acordo. Calidoscópio, 10(2), 186–193. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.102.06

Edição

Seção

Artigos