A programabilidade do eixo oralidade na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba:

modos de (re)organização didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.12

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as (des)continuidades apresentadas na (re)organização didática (programabilidade) do eixo oralidade em dois documentos: na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba – PCEP (Paraíba, 2018), ambos referentes ao ensino fundamental (8º e 9º anos). Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental e situado no campo aplicado dos estudos da linguagem. Teoricamente, nos filiamos a três eixos de estudos, a saber: os Estudos sobre Currículo enquanto campo e objeto (Lopes; Macedo, 2011; Silva, 2005, 2006); Estudos sobre Transposição Didática, entre conceituações e interfaces teóricas (Chevallard, 1991, 2013; Petitjean, 2008; Leite, 2004); e Estudos sobre Oralidade enquanto objeto e estudo e de ensino (Leal; Gois, 2012; Magalhães, 2007; Marcuschi, 2001, 2008), dentre outros autores. Os resultados indicam, a partir da comparação dos documentos supracitados, que o processo de transposição didática operou transformações diversas: movimentos de mixagem, sumarização, paráfrases e redistribuição. Esse processo rizomático que atravessa o currículo nacional e o paraibano revela uma programabilidade difusa em ambos, fator que pode ser um aliado e, ao mesmo tempo, um complicador para o professor, o principal interlocutor desses documentos.

Biografia do Autor

Antonio Naéliton do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando e mestre em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E-mail: antonio.naeliton@estudante.ufcg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8616-6276.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora titular do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  E-mail: denise.lino@professor.ufcg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5426-340X.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

do Nascimento, A. N., & Lino de Araújo, D. (2024). A programabilidade do eixo oralidade na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba: : modos de (re)organização didática. Calidoscópio, 22(1), 223–247. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.12