O aumento humorístico nos comentários de Instagram do perfil Um Sábado Qualquer

Autores

  • Amalia Pratte Santos Univesidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/
  • Julia Maria Costa de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.08

Resumo

O presente artigo articula teorias e pesquisas acerca do discurso digital e do humor, visando à análise do aumento humorístico através dos comentários no ambiente digital. O corpus analisado no presente trabalho é composto de uma tira selecionada na plataforma digital Instagram do perfil Um Sábado Qualquer e dos respectivos comentários inseridos pelos leitores/seguidores. A fim de compreender-se a construção do humor nas tiras e nos comentários, foram utilizadas a análise do discurso digital de M. A. Paveau (2017), com foco nos comentários e no aumento discursivo e a teoria dos scripts semânticos do humor de V. Raskin (1985). Reunidas, essas teorias permitiram compreender a construção, tanto humorística, quanto discursiva das tiras em sua relação com traços e possibilidades interativas do ambiente digital em que se inserem. A pesquisa teve como resultado apontamentos sobre relações de sentido entre o texto primário e os comentários conversacionais, indicando que a formação de humor em ambientes digitais como o Instagram perpassa uma sequência de atos humorísticos, possibilitada pelo aumento discursivo através dos comentários. 

Palavras-chave: análise do discurso digital; comentários; humor; Um Sábado Qualquer.  

Biografia do Autor

Julia Maria Costa de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (1993 e 1998). É professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua desde 2003 nas áreas de Linguística e Estudos Literários.

 

 

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Pratte Santos, A., & Maria Costa de Almeida, J. (2021). O aumento humorístico nos comentários de Instagram do perfil Um Sábado Qualquer . Calidoscópio, 19(3), 398–408. https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.08