Gênero Digital Infográfico: uma proposta de estudo para a Educação Básica sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso e da Pedagogia Histórico-crítica.
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.10Resumen
Este artigo apresenta um Plano de Trabalho Docente que privilegia os gêneros digitais, com ênfase no infográfico, desenvolvido a partir de estudos realizados no período de 2019. Para tal investigação, analisa-se o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCPR), a fim de compreender em que medida é possível produzir um material didático profícuo e pertinente, direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental II. Para tanto, ancora-se na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Justifica-se a pesquisa, uma vez que é preciso refletir sobre estratégias que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de letramentos exigidos aos estudantes da Rede Básica de Ensino. A pesquisa caracteriza-se como teórica, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. Como resultado, constroem-se possibilidades para desenvolver ações de letramento digital na esfera escolar.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Proposta Didático-pedagógica; Letramento Digital.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.