“Então você toma dano, bicha!”: mudanças de enquadre e alinhamento e construções identitárias em um jogo de RPG
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.01Resumen
Este artigo tem como tema o RPG, uma modalidade de jogo de interpretação no qual se constrói uma narrativa compartilhada entre os participantes. Os dados foram gerados entre abril e dezembro de 2018 em 7 sessões de um jogo de RPG cujos participantes se identificavam como LGBTQIs ou simpatizantes. Utilizando os conceitos de Enquadre e Alinhamento, da Sociolinguística Interacional, a pesquisa objetivava, num primeiro momento, analisar quais enquadres emergiam, como se sobrepunham e como os jogadores se alinhavam aos enquadres. Num segundo momento, procurou-se olhar para como questões de gênero e sexualidade se tornavam relevantes nas interações. Concluiu-se que, diferente de outras conversas face-a-face,o RPG possui relações de enquadre bem específicas e altamente móveis, que sãodefinidas pela própria modalidade do jogo. A forma como os participantes se alinham os enquadres varia, primeiro de enquadre a enquadre, mas também a partir de seus conhecimentos e experiências compartilhadas como grupo social minoritário.
Palavras-chave: Enquadres; Alinhamento; RPG.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.