A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.
Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.