Enunciação aforizante no Twitter: uma análise discursiva da hashtag #aprendinoenem

Autores/as

  • Heloisa Mara Mendes Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Neste trabalho, analisamos postagens que, indexadas com a hashtag #aprendinoenem e publicadas no Twitter, nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, contêm uma lógica de citação dos itens apresentados no exame. Procuramos verificar a hipótese de que essas postagens sejam enunciações aforizantes, segundo a definição de Dominique Maingueneau. Concluímos que as postagens analisadas, ao destextualizarem fragmentos de itens do Enem, veiculam imagens que, construídas na e pela enunciação, visam contestar a autoridade do exame.

Palavras-chave: enunciação aforizante, Twitter, Enem.

Biografía del autor/a

Heloisa Mara Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui licenciatura plena em Letras pela Universidade de Franca, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2018-10-26

Cómo citar

Mendes, H. M. (2018). Enunciação aforizante no Twitter: uma análise discursiva da hashtag #aprendinoenem. Calidoscópio, 16(2), 216–224. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.04

Número

Sección

Artigos