Enunciação aforizante no Twitter: uma análise discursiva da hashtag #aprendinoenem
Resumen
Neste trabalho, analisamos postagens que, indexadas com a hashtag #aprendinoenem e publicadas no Twitter, nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, contêm uma lógica de citação dos itens apresentados no exame. Procuramos verificar a hipótese de que essas postagens sejam enunciações aforizantes, segundo a definição de Dominique Maingueneau. Concluímos que as postagens analisadas, ao destextualizarem fragmentos de itens do Enem, veiculam imagens que, construídas na e pela enunciação, visam contestar a autoridade do exame.
Palavras-chave: enunciação aforizante, Twitter, Enem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.