O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo

Autores/as

  • Bárbara Luzia Covatti Malcorra Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Vera Helena Dentee de Mello Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Resumen

Este artigo propõe-se a analisar, amparado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, os efeitos de sentido decorrentes da sintagmatização empreendida pelo locutor em pareceres descritivos do ensino fundamental, com foco, mais especificamente, no sujeito que advém dos discursos dos professores e no “tu” instaurado pelo locutor no momento da enunciação. O corpus da pesquisa consiste em um parecer descritivo sobre um aluno do ensino fundamental, coletado em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). O processo metodológico consiste na análise (a) do ato individual em que estão implicados o locutor e o alocutário; (b) da situação em que se realiza o ato enunciativo, na qual se constitui a referência construída no discurso e (c) dos instrumentos de realização desse ato, que são os índices específicos e os procedimentos acessórios. Constata-se, a partir da análise dos dados, que as sintagmatizações empreendidas pelo locutor-professor permitem que se apreenda a referência construída no discurso e, sobretudo, o caráter único e singular da enunciação.

Palavras-chave: enunciação, sintagmatização-semantização, parecer descritivo.

Biografía del autor/a

Bárbara Luzia Covatti Malcorra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista integral PROEX/CAPES. Graduada em Letras com habilitação Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Vera Helena Dentee de Mello, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutora em Letras – UFRGS. Professora dos Cursos de Letras e de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Publicado

2017-05-03

Cómo citar

Malcorra, B. L. C., & Dentee de Mello, V. H. (2017). O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo. Calidoscópio, 15(1), 94–105. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08