O entrelaçamento de referentes nas recategorizações em piadas: qual o papel das cadeias referenciais?
Resumen
O propósito deste trabalho é enfocar a temática da referenciação a partir da seguinte questão-problema: qual o papel das cadeias referenciais na recategorização do referente, como gatilho do humor em piadas? A questão será discutida criticamente com base em constatações teóricas e empíricas das seguintes pesquisas: Lima (2003), Leite (2007), Cavalcante (2011, 2012), Custódio Filho (2011) e Cavalcante et al. (2014). As reflexões incidirão sobre os critérios semântico e sociocognitivo das recategorizações em cadeias referenciais, sejam elas explicitamente realizadas por sintagmas nominais, ou não, no desencadeamento do riso em piadas escritas. Os textos analisados foram retirados de duas publicações em revistas que abordam exclusivamente as piadas. Conclui-se que o entrelaçamento, ou a relação entre os objetos, embora formando cadeias de extensão bastante curta neste gênero, engatilha a produção do sentido da piada.
Palavras-chave: cadeias referenciais, recategorização, gênero piada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.