Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações

Autores/as

  • Orison Marden Bandeira de Melo Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumen

Este artigo objetiva discutir o papel dos estudos linguísticos no campo dos estudos literários a partir do aporte teórico do Círculo (Bakhtin, Volochínov e Medviédev) e as implicações, no curso de Letras-Inglês, da assunção da concepção de linguagem (literária) proposta pelos autores russos. Metodologicamente, fugindo aos extremos formalismo e sociodeterminismo, não só apresenta a proposta de análise literária do Círculo em que a materialidade linguística busca a sua significação social, como, a partir desse entendimento, aponta alguns elementos estruturais do poema El sonavabitche de Gloria Anzaldúa. Esse poema, selecionado como representativo da literatura Chicana, segmento da literatura estadunidense contemporânea, aproxima a experiência de trabalhadores mexicanos ilegais nos Estados Unidos à instituição da escravidão nesse país (significação social). Esses elementos referiram-se, em especial, à travessia dos trabalhadores, à sua animalização e à “caçada” pelos fugitivos. Com base neste trabalho teórico-analítico, percebeu-se que o estudo da literatura de língua inglesa no curso de Letras-Inglês nessa confluência entre língua e literatura mobiliza imenso material por parte de professores e alunos e que esse diálogo entre essas áreas é primordial para a análise/ compreensão de obras literárias em seus textos originais, o que permite, inclusive, o enriquecimento do conhecimento da língua enquanto sistema.

Palavras-chave: Círculo (de Bakhtin), língua e literatura em sala de aula, El Sonavabitche, Curso de Letras.

Biografía del autor/a

Orison Marden Bandeira de Melo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Orison Bandeira Jr. fez graduação em Letras (Licenciatura Plena Português/Inglês), especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e em Educação a Distância, mestrado em Literatura e Crítica Literária (LCL/PUCSP) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), com pesquisa voltada ao ensino de literatura em língua inglesa.

Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Bandeira de Melo Junior, O. M. (2016). Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações. Calidoscópio, 14(1), 145–158. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.13