O gozo na aprendizagem da língua inglesa
Resumen
Neste artigo, busca-se refletir sobre indícios de gozo vivificante de três professoras de língua inglesa de escolas regulares públicas. Parte-se da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa (LI), em diálogo com a teoria do discurso franco-brasileira (AD), afetada pelo conceito de subjetividade psicanalítica. Discute-se o conceito de gozo na psicanálise para compreender o aspecto determinante na constituição do sujeito e nas suas relações com o objeto. Procurou-se ouvir aqueles professores que não recuam diante da contingência da prática. Os gestos de interpretação oferecidos podem contribuir para que formadores e professores problematizem seus caminhos profissionais, questionem seus modos de gozo, seus desejos, sua implicação perante a profissão. Foi possível apreender que a relação com o objeto voz, no encanto com a música na língua inglesa durante a infância e a adolescência, foi determinante na relação vivificante que elas mantêm com seu ensino e com seus alunos.
Palavras-chave: ensino de língua inglesa, psicanálise, gozo.
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