O gozo na aprendizagem da língua inglesa

Autores/as

  • Marilene Pereira de Oliveira Universidade do Estado de minas Gerais
  • Maralice de Souza Neves Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Neste artigo, busca-se refletir sobre indícios de gozo vivificante de três professoras de língua inglesa de escolas regulares públicas. Parte-se da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa (LI), em diálogo com a teoria do discurso franco-brasileira (AD), afetada pelo conceito de subjetividade psicanalítica. Discute-se o conceito de gozo na psicanálise para compreender o aspecto determinante na constituição do sujeito e nas suas relações com o objeto. Procurou-se ouvir aqueles professores que não recuam diante da contingência da prática. Os gestos de interpretação oferecidos podem contribuir para que formadores e professores problematizem seus caminhos profissionais, questionem seus modos de gozo, seus desejos, sua implicação perante a profissão. Foi possível apreender que a relação com o objeto voz, no encanto com a música na língua inglesa durante a infância e a adolescência, foi determinante na relação vivificante que elas mantêm com seu ensino e com seus alunos.

Palavras-chave: ensino de língua inglesa, psicanálise, gozo.

Biografía del autor/a

Marilene Pereira de Oliveira, Universidade do Estado de minas Gerais

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), pós-graduação em gestão de sistemas educacionais pela FACEB (2012), graduação em Letras pela UFMG (2006) e graduação em direito pela Milton Campos (2002). Atualmente é professora - PES -da UEMG-Unidade Ibirité e PEB2-Inglês- da Prefeitura Municipal de Contagem.

Maralice de Souza Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharelei-me em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), formei-me Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e licenciei-me em Letras- Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Concluí o mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorei-me em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Concluí meu pós-doutorado junto à Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em fevereiro de 2013. Sou membro do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada da ANPOLL desde 2002. Tenho atuado como membro do Conselho Editorial dos Periódicos ABRALIN, Trabalhos em Linguística Aplicada(IEL/UNICAMP) e Alfa (DLM/UNESP). Atuo na área de Linguística Aplicada e pesquiso principalmente os seguintes temas conjugando ensino, pesquisa, extensão à formação em Psicanálise (IPLA-SP/EBP) desde 2012: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores de LE, educação continuada de professores de línguas estrangeiras, identidade, subjetividade, leitura, escrita, análise de discurso.

Publicado

2015-08-26

Cómo citar

Oliveira, M. P. de, & Neves, M. de S. (2015). O gozo na aprendizagem da língua inglesa. Calidoscópio, 13(2), 264–271. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.12

Número

Sección

Artigos