As origens, a formação e os atravessamentos do conceito <i>língua</i>

Autores/as

  • Miguel Afonso Linhares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Claudiana Nogueira de Alencar Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Desde o capítulo terceiro da obra “póstuma” de Saussure até os trabalhos recentes mais “heterodoxos”, tem sido uma preocupação constante na Linguística definir o que é a língua, tanto que as diferentes correntes dos Estudos da Linguagem distinguem-se, fundamentalmente, por estarem assentadas sobre diferentes perspectivas do que seja a língua. Contudo, não se percebe, nem de longe, o mesmo interesse por parte dos linguistas em definir o que é uma língua, aquilo a que se pode chamar, laconicamente, um “advérbio substantivado”, ou seja, a língua na forma de [falar] português, espanhol, inglês, etc. Este trabalho trata, precisamente, dessa desatenção. O que se depreende dele, à luz do diálogo teórico-metodológico de uma Linguística crítica com as Ciências Sociais, é uma patente fragilidade do conceito língua, o que comporta uma consequência verdadeiramente grave: ergueu-se toda uma ciência, institucionalizada há décadas em faculdades por todo o mundo, com um volume de produções nada desprezível, que aporta teorias e métodos cridos universalmente válidos e aplicáveis, mas que parte de um objeto inventado na e pela modernidade, universalizado à força, manejado ao sabor dos interesses do Estado-nação.

Palavras-chave: língua, modernidade, Estado-nação.

Biografía del autor/a

Miguel Afonso Linhares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras com habilitação em Português, Espanhol e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Filologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Currais Novos, com colaboração no Câmpus Natal - Central. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Língua Latina e Filologia Românica.

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós-doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham-UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural, jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos da cultura, do gênero, da violência, dos movimentos sociais e com as teorias descoloniais. Publicou o livro "Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista"; (2009) pela EdUECE e "Nova Pragmática: modos de fazer" (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa "Estudos Críticos da Linguagem". Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", da ANPOLL (2012- 2014). Atualmente é Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2015-08-10

Cómo citar

Linhares, M. A., & Alencar, C. N. de. (2015). As origens, a formação e os atravessamentos do conceito <i>língua</i>. Calidoscópio, 13(2), 227–238. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.09

Número

Sección

Artigos