Fanfiction: “nova” ferramenta de leitura e escrita para o ensino de língua materna no ensino básico
Resumen
Este artigo pretende analisar processos de leitura e escrita entre adolescentes, tomando como material de análise as fanfictions, que constituem um gênero discursivo circulante preferencialmente em meio digital, como blogs, sites e redes sociais da WEB 2.0. São definidas como produções textuais baseadas em uma obra de ficção consagrada, em que fãs, leitores dessas ficções, por meio de uma escrita colaborativa, tornam-se coautores de infinitas possibilidades de continuação da obra original. Para este trabalho, analisaremos a fanfiction “Lua Azul”, uma continuação da obra literária “Saga Crepúsculo”, conjunto de quatro livros da escritora inglesa Stephanie Meyer. Maingueneau afirma, em sua obra, que, por meio desse processo de leitura e escrita, esses adolescentes passam a constituir verdadeiras comunidades discursivas. De modo semelhante, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo assevera que, ao partilharem dos mesmos discursos, os alunos promovem o incentivo das habilidades de leitura e escrita. A teoria que embasa este trabalho é a Análise de Discurso de linha francesa, com as contribuições de Michel Foucault sobre o conceito de escrita de si, já que a pesquisa nos permitiu entrever que, por meio da escrita da fanfiction, os adolescentes falam de si.
Palavras-chave: fanfiction, leitura e escrita, comunidade discursiva, escrita de si.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.