Fanfiction: “nova” ferramenta de leitura e escrita para o ensino de língua materna no ensino básico

Autores/as

  • Adriana Figueiredo de Oliveira Universidade de Franca
  • Luciana Carmona Garcia Manzano Universidade de Franca

Resumen

Este artigo pretende analisar processos de leitura e escrita entre adolescentes, tomando como material de análise as fanfictions, que constituem um gênero discursivo circulante preferencialmente em meio digital, como blogs, sites e redes sociais da WEB 2.0. São definidas como produções textuais baseadas em uma obra de ficção consagrada, em que fãs, leitores dessas ficções, por meio de uma escrita colaborativa, tornam-se coautores de infinitas possibilidades de continuação da obra original. Para este trabalho, analisaremos a fanfiction “Lua Azul”, uma continuação da obra literária “Saga Crepúsculo”, conjunto de quatro livros da escritora inglesa Stephanie Meyer. Maingueneau afirma, em sua obra, que, por meio desse processo de leitura e escrita, esses adolescentes passam a constituir verdadeiras comunidades discursivas. De modo semelhante, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo assevera que, ao partilharem dos mesmos discursos, os alunos promovem o incentivo das habilidades de leitura e escrita. A teoria que embasa este trabalho é a Análise de Discurso de linha francesa, com as contribuições de Michel Foucault sobre o conceito de escrita de si, já que a pesquisa nos permitiu entrever que, por meio da escrita da fanfiction, os adolescentes falam de si.

Palavras-chave: fanfiction, leitura e escrita, comunidade discursiva, escrita de si.

Biografía del autor/a

Adriana Figueiredo de Oliveira, Universidade de Franca

Mestranda pelo programa Mestrado em Linguística da UNIFRAN. Coordenadora do NACE (Núcleo de Atividades Complementares e de Extensão) e professora nas disciplinas de Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - FACIG. É também professora efetiva da Rede Pública do Estado de São Paulo, ministra aulas de Português e Literaturas. Tem experiência na área de Letras, Linguística e respectivas literaturas brasileira e portuguesa, com ênfase em Linguística - Análise de Discurso Francesa e desenvolve pesquisa na área de Práticas de leitura e escrita nas redes sociais, especialmente, as Fanfictions. Integrante do Grupo de Pesquisa GTEDI.

Luciana Carmona Garcia Manzano, Universidade de Franca

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca/SP. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisas LABOR-Laboratório de Discurso Político (CNPq: 401122/2010-7) da UFSCar desde 2007, e do grupo GTEDI - Grupo de Texto e Discurso: Representação, Sentido e Comunicação da UNIFRAN desde 2014. Atua como docente de graduação nas áreas de Linguística Geral, Teoria e Análise Linguística, Língua Portuguesa, Didática Geral.

Publicado

2015-07-20

Cómo citar

Oliveira, A. F. de, & Manzano, L. C. G. (2015). Fanfiction: “nova” ferramenta de leitura e escrita para o ensino de língua materna no ensino básico. Calidoscópio, 13(2), 210–217. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.07

Número

Sección

Artigos