Para além da avenida: as narrativas de sambas de enredo e a constituição de identidades negras

Autores/as

  • Marluce Pereira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ageirton dos Santos Silva Professor do Instituto Federal de Educação-IFPB/PB

Resumen

O artigo discute a ressignificação de identidades negras em dois sambas de temática africana de agremiações do carnaval carioca. Indaga-se: Como se dá o processo discursivo de ressignificação de identidades negras nos sambas e quais os efeitos desse processo? Examina-se como se dá esse processo discursivo a partir de teorizações dos Estudos Culturais e étnico-raciais e de noções da Análise de Discurso Francesa (AD). Aplicam-se dispositivos metodológicos qualitativos interpretativistas para compreender a discursividade nos sambas. Os discursos produzem deslocamentos de sentido relacionados à assunção da negritude, ao olhar do negro sobre si e sobre seu povo e à discussão do mito da democracia racial.

Palavras-chave: negro, identidades negras, Sambas de enredo de temática africana, escolas de samba, práticas discursivas.

Biografía del autor/a

Marluce Pereira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Marluce Pereira da Silva atua junto ao Departamento de Letras do Centro de Ciências Sociais Aplicada e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paaíba.

Ageirton dos Santos Silva, Professor do Instituto Federal de Educação-IFPB/PB

Professor da Intituto Federal de Educação/IFPB/PB.

Dr. em Estudos da linguagem da Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Univesidade Federald do Rio Grando do Norte/UFRN/RN.

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

Silva, M. P., & Silva, A. dos S. (2015). Para além da avenida: as narrativas de sambas de enredo e a constituição de identidades negras. Calidoscópio, 13(2), 152–162. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.02

Número

Sección

Artigos