A complexidade do ensino em contexto multilíngue em Moçambique: políticas, problemas e soluções

Autores/as

  • Alexandre António Timbane Universidade Estadual Paulista -Brasil Academia de Ciências Policiais- Moçambique Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) Estrada Nacional nº 1, Km 01. Michafutene, Maputo, Moçambique Tel. +258 84 94 26 468 ou ainda + 258 84 64 82 877

Resumen

O presente trabalho aborda a problemática de educação em Moçambique onde o português concorre com línguas bantu faladas pelas crianças quando chegam na escola, principalmente nas zonas suburbanas e rurais. Questiona-se quais os problemas que enfermam o ensino em Moçambique? Avança-se a hipótese de que o fracasso resulta da política e do planejamento linguístico acrescido à fraca formação dos professores. O trabalho discute questões de ensino de português nas escolas primárias; debate-se a influência da política linguística e; explica, sugere caminhos para a educação bilíngue. É uma pesquisa documental que analisa pesquisas, teorias e dados oficiais que tratam do assunto cruzando com experiências práticas como professor em Moçambique. Da pesquisa se conclui que há necessidade de incentivar a educação bilíngue, principalmente nas zonas rurais e suburbanas, mas deve-se apostar na elaboração de materiais do tipo dicionários, gramáticas e manuais escolares para que as crianças tenham a oportunidade de aprender na sua língua materna, direito concedido pela UNESCO.

Palavras-chave: educação bilíngue, política linguística, línguas Bantu.

Biografía del autor/a

Alexandre António Timbane, Universidade Estadual Paulista -Brasil Academia de Ciências Policiais- Moçambique Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) Estrada Nacional nº 1, Km 01. Michafutene, Maputo, Moçambique Tel. +258 84 94 26 468 ou ainda + 258 84 64 82 877

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil, Mestre em Linguística e Literatura (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique e professor titular na Universidade Academia de Ciências Policiais de Moçambique (ACIPOL). Tem experiência em ensino de francês e português, pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia com particular enfoque na Variação e mudança lexical do Português Moçambicano, contato linguístico e línguas bantu. É pesquisador em Linguística Forense aplicada às ciências policiais. Desenvolve estudos sobre ortografia na variedade do Português de Moçambique. É membro do Grupo de Estudos de Linguística Forense da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da The International Association of Forensic Linguists (IAFL), é membro do Núcleo de Estudos da Sociolinguística da UNESP e membro do Grupo de Estudos da Fonética Acústica da UNESP.

Publicado

2015-04-20

Cómo citar

Timbane, A. A. (2015). A complexidade do ensino em contexto multilíngue em Moçambique: políticas, problemas e soluções. Calidoscópio, 13(1), 92–103. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.09