Francês para Objetivo Específico (FOS): reflexões e práticas em um curso para estudantes do campo da Linguística

Autores/as

  • Renata Maria Odorissio PUniversidade Federal de São Carlos
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Professora doutora do Departamento de Letras Modernas da Unesp-Araraquara (área: alemão).

Resumen

O ensino de línguas estrangeiras (LE) vem se inovando e incorporando novos desafios, assim como o ensino de línguas estrangeiras para fins específicos. Neste trabalho, apresentamos uma discussão acerca de aspectos da leitura em língua estrangeira, do Francês para Objetivo Específico (FOS) e discorreremos sobre um curso elaborado para atender a demanda de uma universidade pública no interior de São Paulo. A preparação do curso se desenvolveu em quatro etapas principais- (i) demanda, (ii) análise das necessidades, (iii) coleta de dados e (iv)elaboração do programa e do material didático - e teve como público--alvo estudantes de Letras e Linguística. Serão apresentadas as análises dos dados coletados e as observações realizadas ao longo do trabalho junto ao grupo. O desenvolvimento do curso de leitura em francês como bjetivo específico se pautou na ideia de que a compreensão escrita,enquanto uma das habilidades do aluno-leitor, mobiliza conhecimentos diversos articulados pelo indivíduo e pela interação entre os alunos. Essa análise tem consonância com a premissa segundo a qual a leitura não se restringe à decodificação de elementos linguísticos. Espera-se que este trabalho possa contribuir com reflexões acerca do ensino de Francês para objetivo específico em contexto universitário.

Palavras-chave: Francês para objetivo específico, leitura acadêmica,ensino de língua estrangeira, ensino de francês.

Biografía del autor/a

Renata Maria Odorissio, PUniversidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Linguística no programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld, Professora doutora do Departamento de Letras Modernas da Unesp-Araraquara (área: alemão).

Atua como docente na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) em Araraquara/SP no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP) e na graduação (no conjunto de disciplinas Língua Alemã ) . Atua ainda como coordenadora de área no projeto de extensão CEL/FCLAR e como coordenadora geral no projeto de Extensão "Novas Linguagens e Tecnologias por meio de uma educação sensivel" e no subprojeto PIBID-Letras/alemão.

Publicado

2015-03-04

Cómo citar

Odorissio, R. M., & Rozenfeld, C. C. de F. (2015). Francês para Objetivo Específico (FOS): reflexões e práticas em um curso para estudantes do campo da Linguística. Calidoscópio, 13(1), 14–26. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.02