O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação

Autores/as

  • Cândida Martins Pinto Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e Universidade Católica de Pelotas - RS
  • Adriana Fischer Universidade Católica de Pelotas

Resumen

Este texto tem por objetivo compreender o Discurso sobre leitura e escrita de um acadêmico de um curso a distância de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no intuito de analisar como suas memórias influenciam sua vida acadêmica. A pesquisa configura-se como um estudo de caso e foi desenvolvida, em 2012, de forma qualitativa. As análises foram embasadas nas marcas discursivas que revelaram os sentidos nos processos de letramentos. Para análises e categorizações, buscou-se suporte teórico nos Novos Estudos do Letramento, especificamente no modelo dos Letramentos Acadêmicos. Os resultados indicam que as práticas de letramento vivenciadas ao longo da vida influenciam as novas situações em âmbito universitário.

Palavras-chave: práticas de letramento acadêmico, discurso, estudante em EaD.

Biografía del autor/a

Cândida Martins Pinto, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e Universidade Católica de Pelotas - RS

Linguística Aplicada

Adriana Fischer, Universidade Católica de Pelotas

Linguística Aplicada

Publicado

2014-04-08

Cómo citar

Martins Pinto, C., & Fischer, A. (2014). O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação. Calidoscópio, 12(1), 15–23. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.02