Interação social e etnografia: sistematização do conceito de construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula

Autores/as

  • Pedro M. Garcez UFRGS
  • Ingrid Frank UFRGS
  • Andréia Kanitz UFRGS

Resumen

Alinhado com os estudos que investigam a aprendizagem como fenômeno social, instanciado na interação, este artigo tem por objetivo examinar o conceito de construção/produção conjunta de conhecimento em trabalhos desenvolvidos entre 2006 e 2010 no âmbito do Grupo de Pesquisa ISE – Interação Social e Etnografia. Esses trabalhos analisam segmentos de fala-em-interação em cenários escolares diversos nos quais os participantes demonstram e refletem um entendimento de aprendizagem como construção conjunta de conhecimento. Ainda que tal expressão seja largamente difundida nesses estudos, observam-se variações no modo como a atividade é entendida, sobretudo em relação ao que a distingue particularmente de outras. Assim, visando a sistematizar o entendimento produzido até o momento, o presente trabalho investiga o emprego e, portanto, o entendimento conceitual dessa expressão no conjunto de estudos. Observa-se que a noção de construção conjunta de conhecimento: 1) inicialmente se opõe a reprodução de conhecimento; 2) logo se associa a participação e aprendizagem; 3) finalmente se aproxima e se distingue de cognição/conhecimento socialmente compartilhada/o. A revisão destaca a ressalva de que a construção conjunta de conhecimento pode ser de natureza reprodutiva em certas atividades pedagógicas de socialização de conhecimento produzido em ocasião anterior, muito embora em boa parte dos segmentos analisados como momentos de aprendizagem ela se apresente como emergente e situada nas contingências do trabalho interacional dos participantes naquele momento. Em todos os casos, construir conhecimento conjuntamente se caracteriza por trabalho interacional intenso e evidente engajamento público de vários participantes da fala-em-interação de sala de aula. 

Palavras-chave: fala-em-interação de sala de aula, construção conjunta de conhecimento, aprendizagem, participação, construção de conhecimento compartilhado.

Biografía del autor/a

Pedro M. Garcez, UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduaçãoe em Letras da UFRGS, pesquisador CNPq.

Ingrid Frank, UFRGS

Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Andréia Kanitz, UFRGS

Aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Publicado

2012-08-08

Cómo citar

Garcez, P. M., Frank, I., & Kanitz, A. (2012). Interação social e etnografia: sistematização do conceito de construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula. Calidoscópio, 10(2), 211–224. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.102.08

Número

Sección

Artigos