Práticas de letramento na ótica da Teoria Ator-Rede: casos comparados

Autores/as

  • Marcelo El Khouri Buzato UNICAMP

Resumen

Apresenta resultados de uma pesquisa teórico-empírica que objetivou abordar os novos letramentos a partir de uma ótica relacional. Tal ótica é dita relacional no sentido de que mantém tecnologia, sociedade, linguagem e sujeito letrado em um mesmo plano ontológico, e privilegia os instrumentos e processos de mediação e circulação entre o que, sob outras óticas, poderíamos chamar de o local e o global/universal. Com base em conceitos e insights da Teoria Ator-Rede, a pesquisa produziu e comparou dois casos em que os informantes foram tomados como empreendedores centrais de redes de letramentos. As estratégias de geração de dados empíricos incluíram (i) o monitoramento das atividades online dos informantes por um software especializado, (ii) observação participante e não-participante de eventos e práticas de letramento envolvendo os informantes, e (iii) entrevistas semi-estruturadas, antes, durante e depois de (i) e (ii). A partir dos dados empíricos, buscou-se descrever a relação estabelecida entre os informantes e os letramentos de que participavam nos termos da Teoria Ator-Rede. Os resultados incluem a identificação de um conjunto de objetos e práticas  ronteiriças que permitiam aos informantes conectar produtivamente atividades letradas locais em diferentes contextos institucionais, espaciotemporais e temáticos com um empreendimento identificado com a produção de suas próprias subjetividades. Tais resultados são discutidos à luz dos esforços de pesquisa correntes voltados para o desenvolvimento de um enfoque pós-social nos estudos do letramento. 

Palavras-chave: novos letramentos, subjetividade, Teoria Ator-Rede.

Biografía del autor/a

Marcelo El Khouri Buzato, UNICAMP

Doutor em Linguística Aplicada. Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Linguagens e Tecnologias do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada do IEL.

Publicado

2012-03-07

Cómo citar

Buzato, M. E. K. (2012). Práticas de letramento na ótica da Teoria Ator-Rede: casos comparados. Calidoscópio, 10(1), 65–82. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.07