A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar

Autores/as

  • Petrilson Alan Pinheiro UFMS

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a construção de práticasde escrita colaborativa entre um grupo de alunos(as) do Ensino Médio, a partir do uso de algumas ferramentas da Internet. Mais especificamente, esta investigação analisa um corpus gerado a partir de um projeto de ensino de um jornal digital escolar desenvolvido numa escola estadual localizada no município de Campinas (SP), entre os meses de agosto e dezembro de 2008, com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as) do Ensino Médio e por um professor de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, que se caracteriza, mais especificamente, como uma pesquisaação, cuja intenção não se restringe apenas a compreender ou descrever o mundo da prática, mas, sobretudo, a tentar transformá-lo. Como base teórica deste estudo, apoio-me na discussão teórica sobre a revolução digital ocorrida com o advento da Web 2.0 e mostro como as mudanças inerentes à passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 refletiram nos processos de criação na Internet, mais especificamente, nos processos de (multi)autoria e de colaboração na rede por meio uso de ferramentas que propiciam práticas de escrita colaborativa. Por fim, como dispositivos analíticos para a análise dos dados gerados, adoto o referencial proposto por Horton et al.(1991), e adaptado por Lowry et al. (2004), acerca do processo de escrita colaborativa, que se baseia em: atividades de escrita, estratégias de escrita, papéis dos participantes e modos de escrita colaborativa.

Palavras-chave: escrita colaborativa, Web 2.0, ferramentas digitais, escola.

Biografía del autor/a

Petrilson Alan Pinheiro, UFMS

Petrilson alan Pinheiro possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Interdisciplinar Linguística Aplicada, também pela UFRJ, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Lingüística Aplicada, em temas como letramento (digital) e ensino de língua materna.

Publicado

2011-11-08

Cómo citar

Pinheiro, P. A. (2011). A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, 9(3), 226–239. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07